Quem compreende não esquece, entender, afinal de contas, o por que a/sena =b/senb=c/senc=2r, é desta forma e não de outra?
Deduzindo a lei dos Senos vamos descobrir juntos o porquê e vamos também entender propriedades fundamentais para este conceito. O faremos, na perspectiva de Duval [1], ou seja, vamos utilizar dois suportes semióticos, são eles linguagem algébrica e representação figural, pois a coordenação de representações de um objeto matemático pode facilitar a aquisição do seu conceito.
Ademais, construir conhecimento a partir do que se sabe se constitui, como alerta Ausubel [2] em aprendizagem significativa. Para esta demonstração iremos utilizar os conceitos de seno e de ângulo inscrito.
A demonstração discutida neste post está disponível em geometria dinâmica em [3], vamos à sua discussão?
Em busca de um seno usando ângulo inscrito
Iniciamos a nossa demonstração, traçando um triângulo ABC qualquer, a partir de três pontos aleatórios sobre uma circunferência qualquer, como na figura 1, o fazemos porque propriedades da circunferência nos interessam. Em uma demonstração, tudo é pensado com antecedência (figura 1).
Figura 1: Elaborada a partir de [3] |
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Agora estamos prontos para o pulo do gato, ou como diz o professor Mathias [4] "The jump of the cat", temos aqui dois ângulos congruentes, um em um triângulo retângulo e para o qual facilmente podemos calcular seu seno, com nossos conhecimentos anteriores, e um em um triângulo não retângulo, para o qual não temos esta facilidade.
O conceito de ângulo inscrito ataca novamente
Veja na figura adiante que os D e B são ângulos inscritos do arco AC. [o ponto alto desta demonstração está aqui] (figura 4).
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Veja que o seno de D=b/2r, como está explicitado na figura 5 adiante:
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Como D e B são congruentes, vide figura 4, temos sen B= b/2r e, reorganizando esta igualdade, chegando ao fim de nossa demonstração, temos:
2r=b/sen b
CQD.
As demonstrações para os ângulos A e C são análogas.
Links consultados
[1] https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1708
[2] https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa
[2] https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa
A autora
Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. É também orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES.
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