Trabalhar com a adição de números inteiros em sala de aula normalmente é uma dor de cabeça, por causa dos números negativos. Realmente, para o estudante acostumado apenas com números positivos, pensar em números que quanto maiores em módulo são menores em valor pode dar um grande nó na cabeça.
Números negativos têm a ver com a ideia de direção. A direção positiva é da esquerda para a direita, ou seja, no sentido de leitura. Já a direção negativa é da direita para a esquerda. Isto significa que, tomando o zero como referencial, que é um dos seus papéis nos números inteiros, o número +5 está a direita e o seu simétrico -5 está a esquerda, ambos distam 5, em módulo, de zero. Não por acaso, ao fazermos a adição de +5 e -5 obtemos zero, que é o elemento neutro da adição. Aliás, esta é uma das propriedades que fazem do conjunto dos números inteiros um anel, mas esta é uma conversa para outro momento... Você pode explorar esta ideia em um excelente aplicativo criado por Ion Moutinho. Basta clicar aqui para acessá-lo.
Mas a nossa conversa hoje é outra, vamos falar do Matix.
Regras do Matix
![]() |
Acervo do LEM FFP UERJ |
Objetivo:
- O jogo tem um objetivo simples e divertido: acumular o máximo de pontos, somando os valores das peças, sejam eles positivos ou negativos.
Número de jogadores:
- Para a diversão começar, você precisará de dois jogadores.
**Materiais necessários:**
- Você só vai precisar de um tabuleiro quadriculado e numerado, com espaços onde os jogadores podem marcar os números escolhidos.
**Regras:**
1. Os números inteiros já estão espalhados pelo tabuleiro, então não precisa se preocupar com isso.
2. Os jogadores vão se revezar durante o jogo, mantendo a diversão em alta.
3. Para decidir quem começa, os jogadores devem fazer uma disputa de par ou ímpar, e o vencedor terá o privilégio de escolher se começa jogando na vertical ou na horizontal. Em seguida, é só circularem um número nessa direção e anotá-lo na sua área de pontuação.
4. Quando todos os números do tabuleiro estiverem circulados ou quando não houver mais números disponíveis nas fileiras (tanto na vertical quanto na horizontal), é hora de conferir quem fez mais pontos e sair comemorando a vitória!
Agora, é só se divertir e ver quem é o mestre das somas e subtrações neste jogo descontraído! 😄🎲
Aplicando o Matix em sua sala de aula
Discussão do Objetivo:
- Este jogo foi desenvolvido para auxiliar os alunos a praticar operações com números inteiros, especificamente a adição e subtração. Além disso, visa promover o pensamento estratégico e a tomada de decisões.
Discussão do Passo a Passo:
1. Preparação: Antes de iniciar a atividade, distribua os tabuleiros e explique as regras básicas do jogo para a turma.
2. Divisão em Duplas: Organize os alunos em duplas, de preferência de forma aleatória para promover a interação entre os colegas.
3. Explicação das Regras:
- Explique que os números inteiros já estão distribuídos pelo tabuleiro, e os alunos não precisam se preocupar com isso.
- Para determinar quem começa, os alunos podem realizar uma simples competição de par ou ímpar, e o vencedor terá o privilégio de escolher se deseja começar jogando na vertical ou na horizontal.
- A partir daí, eles se revezarão para jogar. Cada aluno escolhe um número na direção escolhida e o circula no tabuleiro. O número escolhido é então registrado em sua área de pontuação.
4. Desenvolvimento do Jogo:
- Os alunos devem continuar a alternar seus turnos, escolhendo números e registrando-os até que todas as peças do tabuleiro tenham sido circuladas ou não haja mais números disponíveis nas fileiras (vertical e horizontal).
5. Fechamento do Jogo:
- Quando o jogo chegar ao fim, os alunos somam os números que circularam, levando em consideração seus valores positivos e negativos. O objetivo é acumular o maior número de pontos possível.
6. Discussão e Reflexão:
- Após o jogo, promova uma discussão em sala de aula. Peça aos alunos que compartilhem suas estratégias, desafios encontrados e como lidaram com números negativos durante o jogo.
Discutindo os Benefícios Pedagógicos:
- Este jogo ajuda os alunos a praticar matemática de uma forma envolvente e cooperativa. Eles aprimoram suas habilidades de adição e subtração, ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias para tomar decisões sobre quais números escolher. Além disso, estimula a discussão em sala de aula sobre os conceitos de números inteiros. Você pode baixar o tabuleiro imprimível e editável clicando aqui.