O Jogo das frações equivalentes viabiliza um trabalho visual com a adição de frações e as propriedades das frações equivalentes, sem que se faça, contas de fato, mas sim, pensando em frações em sua forma figural relacionando-as a certa área ocupada em uma unidade a ser completada.
Neste jogo temos em verde, peças que ocupam 1/4 da área da unidade, em marrom, peças que ocupam 1/8 da unidade e em rosa, peças que ocupam 1/16 da unidade.
A ideia aqui é a de auxiliar o(a) estudante a compreender que, visualmente, frações equivalentes ocupam a mesma área e que a adição de frações com denominadores diferentes pode ser feita em forma figural, o que pode se constituir em uma possibilidade para o início do trabalho com o tema e posterior desenvolvimento da escrita fracionária, sempre articulando, escrita fracionária e a representação figural aqui trabalhada.
![]() |
Elaborado a partir de [1] |
Dinâmica do jogo:
O jogador deve sortear, apertando o botão, frações e fazer trocas, usando frações equivalentes, com o objetivo de montar um inteiro com o menor número de peças possível.
Peças do jogo: 1/2, 1/4, 1/8, 1/16 de uma folha quadrada, que é a nossa unidade.
Regras:
Sorteie uma peça por rodada e a coloque sobre o quadrado a ser recoberto, você deverá completar a unidade com a menor quantidade de rodadas e peças possível.Você não pode tirar peças da unidade a ser completada, só pode trocá-las por peças equivalentes e usar estas últimas.
Troque as peças, usando frações equivalentes para isto.
temos peças de 1/4, 1/8 e 1/16
A peça de número 1 é a de 1/4 a de número 2 é a de 1/8, a de número 3 é a de 1/16, a de número 4 é uma rodada sem jogar e a de número 5 é livre.
Questionário de apoio ao jogo:
O questionário tem a função de auxiliar o(a) estudante a refletir sobre os conceitos matemáticos envolvidos no jogo.
![]() |
Retirado de [1] |
Link visitado
[1] https://www.geogebra.org/classic/fkjgvgkx
A autora
Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. Orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES. É também líder do grupo de pesquisa em aprendizagem e ensino de Matemática da FFP-UERJ (GPAEM-FFP).