Neste texto vou apresentar uma exploração da tabuada a partir do que se sabe. Esta é uma abordagem muito interessante para ajudar a seus alunos para construírem conhecimento a partir deste fundamento tão importante.
Para isto, vamos fazer aqui a tabuada de 1 a 6. Sugiro que faça esta mesma dinâmica com seus estudantes para que eles descubram que sabem montar a tabuada, só, muitas vezes, não sabem que sabem.
A partir do momento em que ela está montada, é só usá-la com seus estudantes, e eles a irão naturalmente memorizar, pelo uso, uma vez que a sua memorização é importante para o desenvolvimento de outros conteúdos matemáticos.
Você pode montar com seus estudantes outras tabuadas, que tal tentar a tabuada de 1 a 10 com esta metodologia?
Montando a tabuada
Vamos iniciar preenchendo as tabuadas que sabemos, para alcançar as que não sabemos. Vamos escrever a tabuada de 1.
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Elaborado a partir de [I] |
Agora vamos preencher a tabuada de 2, que é outra que também nossos estudantes têm em mente.
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Elaborado a partir de [I] |
O nosso próximo passo é o de preencher a tabuada de 5, que normalmente nossos estudantes têm em mente, já que ela é feita de números terminados ou em 5 ou em 0.
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Elaborado a partir de [I]
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O nosso próximo passo é o de preencher a menor tabuada que tiver lacunas, no caso a de 3, para isto, vamos partir da direita, sempre somando 3 unidades a casa em foco para achar a próxima. Na vertical somamos 3 a casa em foco, para achar a casa imediatamente abaixo. Veja que algumas casas já estavam preenchidas.
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Elaborado a partir de [I]
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O nosso próximo passo é o de preencher a menor tabuada que tiver lacunas, no caso a de 4, para isto, vamos partir da direita, sempre somando 4 unidades a casa em foco para achar a próxima. Na vertical somamos 4 a casa em foco, para achar a casa imediatamente abaixo. Veja que muitas casas já estavam preenchidas.
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Elaborado a partir de [I]
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O nosso próximo passo é o de preencher a tabuada que sobrou, no caso a de 6, para isto, vamos partir da direita, sempre somando 6 unidades a casa em foco para achar a próxima. Na vertical somamos 6 a casa em foco, para achar a casa imediatamente abaixo. Veja que só faltava preencher a casa 30. Cada vez é preciso fazer menos adições para preencher a tabela, portanto.
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Elaborado a partir de [I]
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Pronto, acabamos de fazer a tabuada partindo de informações simples e explorando suas propriedades.
Hora de exercitar
Para fechar esta aula recomendo o simulador chamado Aritmética/multiplicar (disponível em I), nele é possível ver a multiplicação também como área. Ele também tem a vantagem de ser autocorretivo e intuitivo.
Para começar, uma multiplicação é pedida, no caso 1x4=, veja que a operação está ilustrada acima e que a resposta está em forma de área, ou seja, 4 retângulos pintados e 1x4=4.
Coloca-se a resposta, usando o teclado do simulador e ao clicar em conferir...
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Elaborado a partir de [I]
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... , vem a resposta e uma nova questão. Em caso de erro, a operação original é mantida até o jogador acertar.
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Elaborado a partir de [I]
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O jogo termina quando a tabuada estiver completa. Esta plataforma apresenta três níveis de dificuldade.
Link visitado
[I] https://phet.colorado.edu/sims/html/arithmetic/latest/arithmetic_all.html?locale=pt_BR
A autora
Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. Orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES. É também líder do grupo de pesquisa em aprendizagem e ensino de Matemática da FFP-UERJ (GPAEM-FFP) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na FFP/UERJ.