Amarrando ideias e consolidando conceitos em uma aula musical

A música encanta! A elaboração conjunta de uma paródia de uma música pode se constituir em um momento prazeroso de revisão de conteúdos e de compreensão do aprendizado dos estudantes envolvidos. A riqueza desta atividade está no processo colaborativo em que todos podem contribuir para compartilhar conhecimentos e sanar dúvidas em conjunto. Elaborar verso por verso recorrendo aos conhecimentos dos estudantes sobre os objetos matemáticos estudados é uma oportunidade para levantar os conhecimentos dos estudantes envolvidos, fazer correções, melhorar conceitos e consolidar aprendizagens. O texto de hoje traz uma reflexão sobre uma atividade vivenciada na turma de Mat 3, do curso de Pedagogia da FFP/UERJ, campus no qual sou professora.

Compondo

Tocando um instrumento, ou fazendo uma parceria com um aluno ou professor de música que toque um instrumento, é possível, verso a verso, conversando com a turma, relembrando e amarrando conceitos, construir colaborativamente uma paródia matematicamente interessante. Este momento é ideal para que seja revisto um tema matemático (na atividade do vídeo adiante, trabalhamos com figuras prototípicas) e para que os estudantes comecem a dizer propriedades de objetos deste tema, em busca de um verso que lhes seja adequado. É nesta troca que está a o ponto forte do trabalho.

Um exemplo deste processo pode ser visto abaixo.

Uma possibilidade é a música: Fico assim sem você, que tem cifra simplificada e, a grosso modo, dois pulsos por compasso, o que facilita o processo de composição.

Isto significa que cada frase tem dois pulsos, ou seja, deve ser dita em duas vezes. Isto é importante para a letra da paródia se encaixar e a música funcionar.

É possível fazer substituições do tipo.

De:

Futebol (1 pulso) sem bola (1 pulso) / Piu piu (1 pulso) sem Frajola (1 pulso)

Para:

A esfera  (1 pulso) é uma bola (1 pulso)/ No chão (1 pulso) ela rola (1 pulso)

A dinâmica de construção de cada verso pode ser vista nos vídeos curtos abaixo:

 




Fechando a atividade

Conforme a paródia vai sendo construída e os conceitos vão sendo discutidos (uma opção é deixar materiais concretos à mão da turma, para facilitar a exploração dos conceitos abordados), ela vai sendo anotada no quadro e testada ao instrumento. Ao final, a turma de se reúne para cantar a paródia inteira e finalizar a aula e a revisão conjuntamente.



Agradecimentos

Deixo aqui agradecimentos à aluna Mariana que atuou como nossa Maestrina e que muito contribuiu para a composição que fizemos, para a aprendizagem de seus colegas e para a minha; aos estudantes que registraram esta aula em vídeo e ao meu marido que ensaiou por semanas a fio comigo, não só a música da aula, mas também todo o repertório das minhas aulas de piano. Muito obrigada.

A autora

Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. Orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES. É também líder do grupo de pesquisa em aprendizagem e ensino de Matemática da FFP-UERJ (GPAEM-FFP) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na FFP/UERJ.