Frações equivalentes com ritmos

 O aplicativo Ritmática, desenvolvido pelo grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva cujo site é: http://www.matematicainclusiva.net.br/, é um ambiente digital, de download gratuito no site do grupo (clique aqui para baixá-lo), pensado para a investigação de números racionais. Ele reproduz, de maneira visual e sonora, batidas a partir de frações escolhidas pelo usuário. Neste texto irei abordar o uso do aplicativo para a investigação de frações equivalentes.



Trabalhando com frações equivalentes a partir de 1/2 e 1/4

Colocando 1/2 em b1, teremos as batidas referentes às frações 1/2, 2/2, 3/2,4/2,5/2,6/2...

Colocando 1/4 em b2, teremos as batidas referentes às frações 1/4, 2/4, 3/4,4/4,5/4,6/4...

Podemos colocar b1 e b2 para tocar juntos e perguntar aos alunos em que momento as batidas irão coincidir, eles vão perceber que isto acontecerá em 1/2 e 2/4, 2/2 e 4/4, 3/2 e 6/4...


Trabalhando com frações equivalentes a partir de 1/4 e 1/8

Colocando 1/4 em b2, teremos as batidas referentes às frações 1/4, 2/4, 3/4,4/4,5/4,6/4...

Colocando 1/8 em b3, teremos as batidas referentes às frações 1/8, 2/8, 3/8,4/8,5/8,6/8...

Podemos colocar b2 e b3 para tocar juntos e perguntar aos alunos em que momento as batidas irão coincidir, eles vão perceber que isto acontecerá em 1/4 e 2/8, 2/4 e 4/8, 3/4 e 6/8...



Trabalhando com frações equivalentes a partir de 1/2, 1/4 e 1/8

Colocando 1/2 em b1, teremos as batidas referentes às frações 1/2, 2/2, 3/2,4/2,5/2,6/2...

Colocando 1/4 em b2, teremos as batidas referentes às frações 1/4, 2/4, 3/4,4/4,5/4,6/4...

Colocando 1/8 em b3, teremos as batidas referentes às frações 1/8, 2/8, 3/8,4/8,5/8,6/8...

Podemos colocar b1, b2 e b3  e para tocar juntos e perguntar aos alunos em que momento as batidas irão coincidir, eles vão perceber que isto acontecerá em 1/2, 2/4 e 4/8, 2/2, 4/4 e 8/8...


Conclusão 

O aplicativo Ritmática é um recurso valioso para a aprendizagem de Números Racionais para todos. Ele foi pensado para atender alunos com deficiência visual (com o som) e deficiência auditiva (com a imagem, uma vez que, segundo as pesquisas de Gisela Pinto, a aprendizagem de Matemática por alunos pertencentes à comunidade surda é muito visual). Recursos inclusivos são benéficos para todos, uma vez que quanto maior a quantidade de representações de um objeto Matemático e, quanto mais fácil for relacioná-las, maior será o sucesso escolar em Matemática, segundo Duval. Leve o aplicativo Ritmática para a sua sala de aula! Você irá se surpreender!

A autora

Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. Orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES. É também líder do grupo de pesquisa em aprendizagem e ensino de Matemática da FFP-UERJ (GPAEM-FFP) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na FFP/UERJ.

Comentários