Nos anos iniciais aprendemos que os algarismos têm valor absoluto e valor relativo. O termo valor absoluto, traz um obstáculo epistemológico, uma vez que, matematicamente, valor absoluto está atrelado a um objeto matemático chamado módulo, que nada tem a ver com a posição de um algarismo no sistema decimal. A grosso modo, módulo representa, na reta real, uma distância, não importando a sua orientação.
Estão amplamente disseminados em livros e atividades dos anos iniciais, quando se fala de sistema de numeração decimal, quadrinhos pedindo os valores relativos e absolutos de algarismos em numerais. Uma pesquisa rápida no Google nos retorna vários destes quadrinhos. Ela também retorna o conceito (correto) de valor absoluto como módulo, e o conceito de módulo nada tem a ver com a forma como organizamos o sistema numérico decimal.
É sobre esta confusão que eu quero falar hoje.
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Imagens de internet |
Me chame pelo meu nome
É importante chamarmos as coisas pelo que elas são. Então, pensando no sistema numérico decimal, que é posicional e aditivo, precisamos estar atentos e atentas aos algarismos e às posições que eles ocupam. Veja que em 381 temos os algarismos 3, 8 e 1 e é assim que eles devem ser chamados, pelo que eles são, algarismos, e não de valores absolutos. Valor absoluto é outra coisa. Com os algarismos identificados, a nossa próxima preocupação deve ser com a posição que ocupam, é esta posição que irá indicar seus valores relativos (que devem ser somados para obtermos o número representado), qual é o valor relativo destes algarismos 3, 8 e 1? Ora, temos 3 ocupando a casa das centenas, 8 ocupando a casa das dezenas e um ocupando a casa das unidades, o que é 300+80+1= 381(trezentos e oitenta e um).
A questão do valor relativo é totalmente aderente ao conceito estudado. Desta forma, o ideal, em termos de aprendizagem Matemática é pedir diretamente os algarismos e seus valores relativos. Além disso é fundamental usar, pelo menos, dois suportes semióticos, conforme a Teoria dos Registros de Representação Semiótica indica, uma vez que a coordenação de diferentes representações semióticas de um objeto facilita a construção de um conceito.
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Arquivo pessoal |
Quando misturamos conceitos que não têm aderência, dificultamos o aprendizado da disciplina. No caso da discussão de hoje, ao falar de valor absoluto, para nos referirmos ao nome do algarismo independentemente da posição que ocupa no numeral, estamos dificultando o aprendizado de módulo (que é um outro assunto) a ser aprendido no futuro. Débora Ball chama esta preocupação com o aprendizado vindouro de Matemática no Horizonte.
Valor absoluto é módulo
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Arquivo pessoal |
Conclusão
A autora
Daniela Mendes Vieira da Silva é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, professora adjunta do departamento de Matemática da FFP/UERJ, coordenadora geral do projeto de extensão LEM FFP UERJ ITINERANTE e do projeto de pesquisa, fomentado pela FAPERJ, Matemática e Física na mala. Orientadora do programa Residência Pedagógica, Matemática-FFP/UERJ da CAPES. É também líder do grupo de pesquisa em aprendizagem e ensino de Matemática da FFP-UERJ (GPAEM-FFP) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na FFP/UERJ.